domingo, 14 de fevereiro de 2010

A HISTÓRIA DO DIA DOS NAMORADOS




O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim, como é conhecido em outros países, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo é comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas actualmente é mais comum a data ser celebrada a 14 de Fevereiro.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Máscara de Carnaval




"Como te quero e admiro
Máscara de Carnaval ...
Máscara querida,
Porque não és fingida ...
Tu não mentes,
Dizes o que sentes,
És o que és ...
Fica conosco
O ano inteiro;
Ensina o homem
A ser verdadeiro;
Tapa-lhe a cara
De máscara disfarçada,
Que faz do mundo actual,
Um terrivel
E constante Carnaval."

Figuras figuronas, de Maria Alberta Menéres


Este livro fala-nos da poesia que é possível encontrar nas mais simples formas geométricas, as quais, todas contentes por lhes darmos importância e, assim, fazerem um figurão, se transformam em Figuras Figuronas! Se virmos bem, o mundo à nossa volta é todo feito de mil e um elementos geométricos que sempre nos acompanham e em que tão poucas vezes reparamos: cada qual com a sua poesia própria, ou seja, o sentido novo que só os nossos olhos atentos conseguem inventar.

As aventuras de Engrácia, de Maria Alberta Menéres



Relato de três aventuras de uma menina muito “perguntadeira” e cheia de imaginação chamada Engrácia: a primeira traduz-se num sonho onde voa pela cozinha, como as moscas, ou nas ruas, como os pássaros; a segunda passa-se num passeio de carro com almoço no campo, o que dá lugar a encontros especiais com um ouriço e uma lagartixa; na terceira, acompanhamos a aprendizagem do valor da liberdade concedida aos passarinhos que ficaram presos numa capoeira, em vez de lhes torcer o pescoço, com as mãos atrás das costas. Em todas elas há um grande amor pelo quintal onde brinca e se sente feliz na descoberta que faz do mundo.